ENCONTREI! TODOS NÓS, VEZ POR OUTRA, ENCONTRAMOS ALGO QUE NOS SURPREENDE, NEM SEMPRE PELA NEGATIVA, O QUE É REALMENTE BOM, MUITO BOM. EU ENCONTREI ALGO QUE QUERO PARTILHAR CONSIGO NESTE BLOG. ABRA E LEIA OS DIFERENTES POSTS. ESPERO QUE TAMBÉM ENCONTRE.
Sábado, 17 de Março de 2007
1º MANDAMENTO

Êxodo  20:3-7

 

3Não terás outros deuses diante de mim.

4Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

6e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

7Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

 

As tábuas contendo os dez mandamentos são duas. Os mandamentos são também de duas ordens distintas, de um a quatro referem os nossos deveres para com Deus. Os últimos seis, referem-se aos relacionamentos humanos.

 

Como é óbvio, não vou falar de todos eles nesta apresentação, ocupar-me-ei apenas do primeiro e não se pense que o assunto se esgota aqui, pois que, muito mais pode e deve ser dito a tal respeito.

 

1. Não terás outros deuses diante de MIM. (Êx 20:3)

Este mandamento da Lei de Deus proíbe claramente o politeísmo ou seja a adoração ou a noção ou a invocação de outros deuses.

 

Deus ordena que Ele só deve ser adorado e servido como Deus.

 

Josué, entre outros, faz questão de lembrar isso ao povo.

(Js 24:14- 14-17) Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egipto, e servi ao Senhor. 15Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

16Então, respondeu o povo e disse: Nunca nos aconteça que deixemos o Senhor para servirmos a outros deuses; 17porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egipto, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.

 

Também Moisés teve necessidade de voltar a recordar isso ao povo.

(Êx 23:13) E, em tudo que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca.

 

Israel estava no meio de outros povos que cultuavam a um número muito grande de deuses.

 

Entretanto, quando o povo de Israel estava para sair do Egipto, ficou provado, por meio das chamadas pragas, que Deus/Jeová é o único Deus.

 

O Senhor Jesus Cristo disse para ao tentador: (Mt 4:10) Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás (gg. Proskyneo = prostrar-se e adorar) e só a ele servirás. (gg. Latréia ou latria, que aparece como adoração no sentido de culto, ritos, cerimónias, serviços exteriores – Jo 16:2; Rm 9:4; 12:1; Hb 9:1,6)

 

O que significa que devemos prostrar-nos e servir somente a Deus e a mais nada nem ninguém, porque servir a algo ou a alguém que não seja o próprio Deus, é idolatria.

(Gl 4:8) Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Paulo aqui está a censurar a vida de idolatria que outrora os cristãos da Galácia levavam, antes de conhecerem a Deus.

 

Servíeis - Paulo usa (gg. Dulia) derivado do verbo gg. Douléuo que trás como equivalente, servir, ser escravo, subserviente. Este verbo é usado para expressar o nosso dever de servir a Deus aparecendo em passagens como Mt 6:24; At 20:19; Rm 12:11; 14:18 e outras.

 

(I Ts 1:9) porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro  

 

 

Por duas vezes se lê no Apocalipse que o apóstolo João foi exortado pelo ser angélico a respeito:

(Ap 19:10) E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

 

(Ap 22:8-9) E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.

9E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

 

Não terás outros deuses diante de MIM. (Êx 20:3)

À luz tanto do V.T. como do N.T. este mandamento implica pelo menos em três aspectos que devem ser seguidos por todos aqueles que desejam realmente ser sinceros e leais à Palavra de Deus:

1) A adoração deve ser exclusivamente dirigida a Deus. O que significa que não se deve prestar culto ou orar a quaisquer “outros deuses”, espíritos ou pessoas falecidas, nem mesmo buscar orientação e ajuda da parte deles.

(Lv 17:7) nunca mais sacrificarão os seus sacrifícios aos demónios, após os quais eles se prostituem: isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.

(Dt 6:4) Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

(I Co 10:19-20) 19Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?

20Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios.

21Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios.

 

2) O cristão deve consagrar-se inteira e totalmente a Deus (Mt 4;4) Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

 

3) O cristão deve ter como único propósito na vida, buscar e amar a Deus acima de todas as coisas. (Dt 6:5) Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.

6E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;

 

(Sl 119:2) Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração.

 

(Mt 6:33) Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Ou seja: tende uma conduta de acordo com a vontade de Deus e sendo assim Deus não nos negará bem algum.

 

(Mt 22:37-40) E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

38Este é o primeiro e grande mandamento.

39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

 

 A Bíblia afirma que existe um só e único Deus verdadeiro em oposição a todos os deuses criados pela arte e imaginação dos homens (At 17:29) Sendo nós, pois, geração (criação) de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

 

Sendo geração de Deus, ou “sendo também filhos dele.” Ora, se, se considera que somos filhos Deus, não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra, feito pela arte e habilidade das pessoas. Ou seja: um trabalho em relevo, uma inscrição gravada…

 

Por mais habilidoso que seja o artífice não pode de maneira nenhuma contradizer a verdade da Palavra de Deus.

 

DEUS

(hebr. El, Elah, Eloah, Elohim; gr. theós) O nome mais geral da Divindade (Gn 1.1; Jo 1.1). Deus é o Ser Supremo, único, infinito, criador e sustentador do universo. É espírito pessoal e subsiste em três pessoas ou distinções: Pai, Filho e Espírito Santo. É santo, justo, amoroso e perdoador dos que se arrependem.

O ateu diz que Deus não existe; o agnóstico diz que não podemos saber se Deus existe ou não; mas o crente sabe que Deus existe e afirma como está escrito: “... Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28).

 

Não terás outros deuses diante de MIM. (Êx 20:3)



publicado por prjmsousa às 18:59
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

POBREZA! QUE POBREZA?

SE DESEJA SER SALVO

MENTES PERTURBADAS

FAMÍLIA

NECESSIDADES SUPRIDAS

Satã derrotado para sempr...

1º MANDAMENTO

ADORAÇÃO

adoração

arquivos

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds